Por que estas pulsões ocêanicas?

Pois é verdade que se eu não havia sequer pensado sobre uma metáfora que ilustrasse com precisão poética e elegância filosófica - sim, com precisão poética e elegância filosófica! - aquilo que encontro frente ao espelho, este reflexo que se produz em minha consciência: ao pensar na força do mar, no impacto voraz das ondas sobre as rochas, no ímpeto por vezes desmedido e incontido de uma pulsão marítima, oceânica, encontro nessa visão a pintura natural de minha própria natureza. E talvez só me falte descobrir onde o pintor escondeu seus pincéis... Mas para quê? Não há em tudo isso significativa - perfeição?

***

A poesia é a capacidade de condensar em belos versos a riqueza experiencial de nossas impressões. Ela é a mais elevada forma de arte literária - na verdade, literatura só é arte se participa intrinsecamente da poesia.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Agora é Dilma


A queda de braços teve fim, finalmente. O horário eleitoral e os debates já estavam beirando a tortura, ao menos para quem, como eu, vê neles alguma possibilidade de conhecimento (senão acerca dos candidatos, pelo menos de como se faz uso hoje da retórica na política, para a criação propagandista de uma imagem que torne possível a venda de um produto partidário). E a já esperada surpresa de se ter como vitoriosa no pleito nacional pela primeira vez uma mulher demonstra apenas que espécie de poder se configurou em torno da personalidade do excelentíssimo senhor (ainda) presidente. A força meteórica que sua candidata alcançou em tão pouco tempo, e com o agrave de nunca ter participado de qualquer outra eleição, revela no final das contas que o barbudinho petista é a maior referência política da atualidade brasileira. Esses músculos da Dilma certamente foram gerados pelos anabolizantes populares do seu padrinho Lula.

Nenhum comentário: