Por que estas pulsões ocêanicas?

Pois é verdade que se eu não havia sequer pensado sobre uma metáfora que ilustrasse com precisão poética e elegância filosófica - sim, com precisão poética e elegância filosófica! - aquilo que encontro frente ao espelho, este reflexo que se produz em minha consciência: ao pensar na força do mar, no impacto voraz das ondas sobre as rochas, no ímpeto por vezes desmedido e incontido de uma pulsão marítima, oceânica, encontro nessa visão a pintura natural de minha própria natureza. E talvez só me falte descobrir onde o pintor escondeu seus pincéis... Mas para quê? Não há em tudo isso significativa - perfeição?

***

A poesia é a capacidade de condensar em belos versos a riqueza experiencial de nossas impressões. Ela é a mais elevada forma de arte literária - na verdade, literatura só é arte se participa intrinsecamente da poesia.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Europeana - Vale a pena aguardar

A biblioteca européia digital Europeana, que no dia 20/11 foi aberta ao público, teve de encerrar menos de 24 horas depois, devido à "excessiva popularidade" e só deverá abrir em meados de dezembro, segundo nota no sítio da biblioteca (http://www.europeana.eu/). A diretoria da Europeana, que pretende ser a resposta européia ao Google, conta com livros, mapas, gravações, fotografias, documentos de arquivo, pinturas e filmes do acervo das bibliotecas nacionais e instituições culturais dos 27 Estados-Membros da União Européia. Motivo do encerramento: o trafego chegou aos 20 milhões de cliques por hora, movimento muito superior ao previsto que acabou "derrubando" o sistema.
.
By Arnaldo, in Releituras.

Nenhum comentário: